<article>

Aparece em
/
Atributos obrigatórios
  1. dtd-version
  2. article-type
  3. xml:lang
  4. xmlns:xlink=”http://www.w3.org/1999/xlink”
  5. specific-use=”sps-1.3”
Ocorre
Uma vez

A tag <article> representa o elemento raiz do XML, e deve conter obrigatoriamente os atributos @dtd-version, @article-type, @xml:lang, @xmlns:xlink="http://www.w3.org/1999/xlink" e @specific-use.

O atributo @xmlns:mml="http://www.w3.org/1998/Math/MathML" é opcional e deve ser utilizado quando equações MathML forem identificadas no documento.

Para @dtd-version utilizar o valor 1.0 conforme a DTD, explicitada em <!DOCTYPE>. Para @article-type define-se a tipologia de artigos, os valores que podem ser utilizados são:

Valor Descrição
article-commentary comentários - uma nota crítica ou esclarecedora, escrita para discutir, apoiar ou debater um artigo ou outra apresentação anteriormente publicada. Pode ser um artigo, carta, editorial, etc. Estas publicações podem aparecer como comentário, comentário editorial, ponto de vista, etc.
book-review resenha - análise críticas de livros e outras monografias.
brief-report comunicação breve sobre resultados de uma pesquisa.
case-report relato, descrição ou estudo de caso - pesquisas especiais que despertam interesse informativo.
correction errata - corrige erros apresentados em artigos após sua publicação online/impressa.
editorial editorial - uma declaração de opiniões, crenças e políticas do editor do periódico, geralmente sobre assuntos de significado científico de interesse da comunidade científica ou da sociedade.
in-brief press release - comunicação breve de linguagem jornalística sobre um artigo ou tema.
letter cartas - comunicação entre pessoas ou instituições através de cartas. Geralmente comentando um trabalho publicado
other Outro tipo de documento. Pode ser considerado adendo, anexo, discussão, artigo de preocupação, introdução entre outros.
rapid-communication comunicação breve sobre atualização de investigação ou outra notícia.
reply resposta a carta ou ao comentário, geralmente é usado pelo autor original fazendo outros comentários a respeito dos comentários anteriores
research-article artigo original - abrange pesquisas, experiências clínicas ou cirúrgicas ou outras contribuições originais.
retraction retratação - a retratação de um artigo científico é um instrumento para corrigir o registro acadêmico publicado equivocadamente, por plágio, por exemplo.
review-article são avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto.
translation tradução. Utilizado para artigos que apresentam tradução de um artigo produzido em idioma diferente.

Note

O atributo @article-type identifica o tipo de documento. Não confundir com a seção em que o documento aparece no sumário.

Para @xml:lang, utilizar código de duas letras conforme norma ISO 639-1. Para uma lista completa dos códigos disponíveis e mais informações sobre a norma ISO 639-1, acesse http://www.mathguide.de/info/tools/languagecode.html.

Exemplo da tag completa versão JATS 1.0:

<article xmlns:xlink="http://www.w3.org/1999/xlink" xmlns:mml="http://www.w3.org/1998/Math/MathML" dtd-version="1.0" specific-use="sps-1.3" article-type="research-article" xml:lang="en">

O atributo @specific-use identifica a versão do schema SciELO PS.